Menu

18.7.16

Você é bem sucedido ?


Por Tania Mendonça

Atualmente ouvimos muito na mídia que determinada pessoa é bem sucedida, prestamos atenção para saber por qual motivo isso é reconhecido, em geral a pessoa em questão tem bastante dinheiro, é muito bonita(o), faz uma atividade muito diferente e excitante ou é famoso.

Ser bem sucedido seria ter muito dinheiro, viver ostentando e esbanjando, deixando evidente o quanto foi agraciado pelo sucesso. Fico me perguntando se todas as pessoas devem ter dinheiro como prova de terem dado certo. Será que um feirante que acorda de madrugada não pode ser bem sucedido ? Será que uma manicure que goste do seu ofício não tem sucesso?

Outra forma de ser reconhecido é ser muito bonito(a), se Deus concedeu a beleza naturalmente, que alegria!!! Mas, se não foi condecorado ainda é possível com dinheiro se tornar uma pessoa bonita, com ajuda de cirurgias e belas roupas. Me preocupa a valorização exacerbada da beleza em detrimento de outras qualidades.

Claro todos gostaríamos de ser bonitos, eu também! Risos. Porém, a padronização e idealização da beleza leva os pobres mortais a se sentirem mal e desprovidos de algo fundamental, cabe também comentar que diferenças culturais e de etnia não são consideradas quando o ser belíssimo e dentro dos padrões em questão é alvo de aplausos.

Não ser vaidosa, não ter muitos sapatos e frequentar a cabeleireira semanalmente é pecado mortal, será que uma dona de casa e mãe descabelada, com as unhas por fazer não pode ser bem sucedida ?

Outra característica de sucesso é ter uma atividade profissional diferente ou excitante, quanto mais diferente melhor, é sinônimo de sucesso garantido. Outra reflexão: será que o grande número de professoras que trabalham diariamente não é bem sucedida? Será que um profissional que conquista uma posição na sua carreira não é sucesso? Quem executa suas atividade rotineiramente não tem valor?

A fama por qualquer motivo que seja congratula o indivíduo, muitas vezes o reconhecimento público é passageiro e outra pessoa será exposta como a bola da vez. O dinheiro, a beleza ou atividade diferente ou excitante trazem a fama, mas não é garantia de mantê-la. Quantas pessoas tratam mal e desprezam as empregadas domésticas, dizem que querem ganhar bem sem ter estudo, juro que já ouvi isso literalmente, mas não fariam o trabalho delas. Quem foi limpar a casa, fez um serviço impecável e não ficou cansada que atire a primeira pedra. Cuidar de uma casa não é fácil, as donas de casa também são estigmatizadas quando falam que não fazerem nada o dia todo. Nem vou expor ou comentar o palavrão que pensei. Risos.

Afinal, o que é ser bem sucedido? Depois de muito refletir, cheguei a conclusão que o referencial para perceber o sucesso deve ser comparar as realizações conquistadas aos sonhos, objetivos e projetos da própria pessoa, sendo comparada a sí mesma. Quantas pessoas não são bonitas, ricas, fazem uma atividade profissional diferente ou tem fama e são felizes? Para o sonhador, a realização é o sucesso. Para a mãe que se dedicou a cuidar dos filhos sucesso é vê-los bem. Podemos considerar que se o objetivo do indivíduo são as maneiras de sucesso comentadas aqui, ele também será bem sucedido.

O reconhecimento público pode ser muito agradável e importante, porém existem formas de felicidade que são muito pessoais e devem ser respeitadas. Creio que se fosse escolhido esse parâmetro de comparação a sí mesmo para perceber o sucesso, um número maior de pessoas seriam reconhecidas como bem sucedidas.

Essa cobrança social das pessoas serem valorizadas e reconhecidas por qualidades externas, enquanto outras características são olvidadas, descaracteriza o indivíduo como único e despreza a possibilidade fantástica que aceitar e respeitar as diferenças e favorecer o desenvolvimento dos potenciais de cada pessoa. Socialmente considera-se as pessoas sendo todas iguais e despreza-se que cada uma é única e singular. É uma bonita visão pensar em um mar com as gotas diferentes.



5 comentários: